Viabilidade e germinação de pólen em Elaeis oleifera, Elaeis guineensis e seu híbrido interespecífico

Autores

  • Deysi Jhoana Camayo Mosquera Universidad Nacional de Colombia, Palmira (Colombia)
  • Daniel Gerardo Cayón Salinas Universidad Nacional de Colombia, Palmira (Colombia). https://orcid.org/0000-0003-3386-8431
  • Gustavo Adolfo Ligarreto Universidad Nacional de Colombia, Bogotá (Colombia) https://orcid.org/0000-0001-9372-6094

Resumo

Os cromossomos de Elaeis oleifera são semelhantes aos de E. guineensis, com pools genéticos próximos para a produção de híbridos interespecíficos O x G. A viabilidade e germinação do pólen de E. oleifera ‘Coarí’ e E. guineensis ‘La Mé’ foram comparadas com as de seu híbrido interespecífico O x G (‘Coarí’ x ‘La Mé’). A viabilidade do pólen foi determinada pelo método de coloração com acetocarmina (0,5 %) e a germinação por incubação in vitro, em meio ágar-sacarose (1,2-11,0 g em 100 mL de água destilada). A viabilidade e germinação de pólen do híbrido ‘Coarí’ x ‘La Mé’ foram significativamente menores do que as de seus progenitores. A porcentagem de viabilidade do pólen pela coloração com acetocarmina foi superior à germinação in vitro, indicando que nem todos os grãos de pólen classificados como viáveis ​​germinaram no meio ágar-sacarose. O teste de germinação de pólen é um indicador mais confiável que o de viabilidade por coloração, pois este apenas revela que o pólen contém as enzimas necessárias para iniciar a germinação, enquanto o teste de germinação determina a emissão e desenvolvimento do tubo polínico.

PALAVRAS-CHAVE: Fisiologia vegetal, acetocarmina, polinização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deysi Jhoana Camayo Mosquera, Universidad Nacional de Colombia, Palmira (Colombia)

Department of Agricultural Sciences, Universidad Nacional de Colombia, Palmira (Colombia)

Daniel Gerardo Cayón Salinas, Universidad Nacional de Colombia, Palmira (Colombia).

Department of Agricultural Sciences, Universidad Nacional de Colombia, Palmira (Colombia).

Downloads

Publicado

15-06-2021

Como Citar

CAMAYO MOSQUERA, D. J. .; CAYÓN SALINAS, D. G. .; LIGARRETO MORENO, G. A. . Viabilidade e germinação de pólen em Elaeis oleifera, Elaeis guineensis e seu híbrido interespecífico. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 51, p. e68076, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/68076. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico