Prevalência de Dysmicoccus brevipes (Cockerell, 1893) (Hemiptera: Pseudococcidae) em áreas de cultivo de abacaxi MD2 na Colômbia
Resumo
A murcha do abacaxizeiro tem sido relatada como uma das doenças mais importantes para a cultura do abacaxi em todo o mundo. Objetivou-se determinar a prevalência de cochonilhas associadas a duas zonas agroclimáticas de produção de abacaxi no departamento de Valle del Cauca, Colômbia. A pesquisa foi realizada nas zonas alta (Dagua, Restrepo, La Cumbre e Vijes) e baixa (Buga e Palmira). Um total de 75 parcelas de abacaxi MD2 em diferentes etapas de desenvolvimento foi avaliado. As cochonilhas foram registradas principalmente na zona alta, com prevalência de 32 %. Em relação às etapas de crescimento das parcelas, a maior prevalência foi observada nas parcelas do segundo ciclo (13,3 %), seguidas pelas do terceiro ciclo, incluindo as parcelas abandonadas (9,3 %), e as do primeiro ciclo (6,7 %), que esteve associado ao uso de agrotóxicos. Dysmicoccus brevipes foi a única espécie de cochonilha farinhenta (Pseudococcidae) encontrada em abacaxis na área de estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Ananas comosus, Dysmicoccus brevipes, cochonilha, inseto-praga.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.