Seleção de acessos de germoplasma de Hancornia speciosa com base no índice FAI-BLUP

Autores

Resumo

Hancornia speciosa Gomes é uma das espécies frutíferas nativas mais frequentes no Cerrado. Estudos sobre a variabilidade genética de caracteres quantitativos para essa espécie são escassos e a identificação de acessos com as melhores características agronômicas pode subsidiar estratégias de programas de conservação e melhoramento genético. Objetivou-se estimar a diversidade genética de acessos da coleção de germoplasma de H. speciosa da Universidade Federal de Goiás e classificá-los com base em um índice de seleção combinando onze características agronômicas. Foram avaliados 192 acessos individuais de 57 progênies, de 29 populações naturais. Os dados foram submetidos a análise multivariada e os indivíduos e progênies avaliados pelo índice de seleção FAI-BLUP. A análise de agrupamento de Tocher permitiu agrupar as progênies em dez agrupamentos divergentes e os indivíduos em 18 agrupamentos divergentes. A seleção simultânea de caracteres com base no índice FAI-BLUP pode ser recomendada, mantendo-se a variabilidade potencial na população resultante da recombinação. A seleção individual mostrou-se mais eficaz do que a seleção baseada em médias de progênies, por explorar a variação genética entre e dentro das progênies.

PALAVRAS-CHAVE: Cerrado, fruteira nativa, mangaba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Queiroz de Almeida, Universidade Federeal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Fitotecnia, Campus Universitário, 36.570-900, Viçosa, MG, Brazil

João Romero Amaral Santos de Carvalho Rocha, Universidade Fedeeral de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Genética e Melhoramento, Campus Universitário, 36.570-900, Viçosa, MG, Brazil

Herika Paula Pessoa, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Fitotecnia, Campus Universitário, 36.570-900, Viçosa, MG, Brazil

Flávia Maria Alves, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Fitotecnia, Campus Universitário, 36.570-900, Viçosa, MG, Brazil

Lázaro José Chaves, universidade Federal de Goiás

Professor Titular, área de Genética e Melhoramento de Plantas, Setor de Melhoramento de Plantas EA-UFG

Downloads

Publicado

19-07-2021

Como Citar

ALMEIDA, G. Q. de; ROCHA, J. R. A. S. de C.; PESSOA, H. P. . .; ALVES, F. M.; CHAVES, L. J. Seleção de acessos de germoplasma de Hancornia speciosa com base no índice FAI-BLUP. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 51, p. e67226, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/67226. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Cerrado