Eficiência de um novo extrato de Waitea circinata contra patógenos de arroz

Autores

Resumo

Waitea circinata (Warcup & Talbot) é um fungo antagonista micorrízico de orquídea, com potencial de biocontrole contra patógenos de arroz. Objetivou-se otimizar o método de extração, obter um novo extrato e avaliar sua eficiência contra patógenos de arroz in vitro e in vivo, bem como compará-lo com outros métodos de extração e W. circinata. Os extratos foram obtidos e testados para inibição de crescimento in vitro contra os patógenos Cochliobolus miyabeanus, Monographella albescens e Sarocladium oryzae, utilizando-se os seguintes extratos: micelial, bruto, liofilizado e de massa micelial. Um ensaio adicional in vitro foi realizado com o principal patógeno do arroz (Magnaporthe oryzae), para avaliar a germinação de conídios e a formação de apressórios. Com base nessa avaliação, os extratos liofilizado e de massa micelial foram testados in vivo contra a brusone do arroz (M. oryzae) e comparados com a suspensão micelial de W. circinata, em diferentes formas de aplicação (simultânea e prévia). O extrato de massa micelial inibiu todos os patógenos, e os extratos bruto e liofilizado inibiram C. miyabeanus e M. albescens, respectivamente. O extrato de massa micelial inibiu a germinação de conídios e a formação de apressórios de M. oryzae em 80 %, e as aplicações simultâneas e prévias suprimiram a brusone em 94 %. Os resultados indicam que o novo extrato pode ser usado para controlar patógenos de arroz.

PALAVRAS-CHAVE: Biocontrole, escaldadura, mancha parda, podridão da bainha, brusone.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Garcês Araújo, UFG

Atuo como Professora do Departamento de Genética da UFG na área de Genética e Melhoramento de Plantas e de genética de Microorganismos

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

CARVALHO, J. C. B. de .; CHAIBUB, A. A. .; SOUSA, K. C. I. .; BRITO, D. C. de .; FILIPPI, M. C. C. de .; KATO, L.; ARAÚJO, L. G. de . Eficiência de um novo extrato de Waitea circinata contra patógenos de arroz. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 51, p. e66916, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/66916. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Cerrado