Adubação orgânica na produção e composição química de hortaliças folhosas não convencionais

Autores

  • Deborah Sepini Batista Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Campus de Machado-MG https://orcid.org/0000-0001-8971-5974
  • José Ricardo Mantovani Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas/Docente da Faculdade de Agronomia
  • Luis Felipe Lima e Silva Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas https://orcid.org/0000-0002-6082-9182
  • Douglas Correa de Souza Universidade Federal de Lavras-UFLA
  • Paulo Roberto Corrêa Landgraf Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas https://orcid.org/0000-0002-2518-9159

Resumo

As hortaliças folhosas não convencionais podem ser uma boa fonte de nutrientes para a dieta humana, mas há poucas informações sobre adubação para essas espécies. Objetivou-se avaliar o efeito da adubação orgânica com esterco bovino na produção e composição química de hortaliças folhosas não convencionais. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, em vasos. Os fatores em estudo foram espécies de hortaliças não convencionais (Rumex acetosa, Stachys byzantina e Lactuca canadensis) e doses de esterco bovino (0; 5; 10; 15; e 20 t ha-1), arranjados em esquema fatorial 3 x 5, em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Na colheita, foram avaliados o diâmetro de caule, número total de folhas, número de folhas com padrão comercial, matéria fresca e seca da parte aérea, concentração e quantidades acumuladas de macro e micronutrientes na parte aérea. A adubação com esterco bovino alterou o diâmetro de caule, número de folhas com padrão comercial, matéria fresca e seca da parte aérea, bem como o acúmulo dos nutrientes N, P, K, Ca, Fe, Mn e Zn na parte aérea das três espécies estudadas. Os acréscimos obtidos variaram de 1,1 a 2,1 vezes, em relação ao tratamento sem adubação orgânica, e a dose equivalente a 20 t ha-1 foi a mais adequada. A adubação orgânica com esterco bovino aumenta a produção e o acúmulo de nutrientes nas hortaliças não convencionais avaliadas, sendo que R. acetosa apresenta maior acúmulo de nutrientes do que S. byzantina e L. canadensis.

PALAVRAS-CHAVE: Rumex acetosa L., Stachys byzantina K. Koch, Lactuca canadensis L., esterco bovino, plantas alimentícias não convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Mantovani, Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas/Docente da Faculdade de Agronomia

Engenheiro Agrônomo formado pela Unesp de Jaboticabal, Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela mesma Universidade

Downloads

Publicado

25-03-2021

Como Citar

BATISTA , D. S. .; MANTOVANI, J. R.; SILVA, L. F. L. e .; SOUZA, D. C. de .; LANDGRAF , P. R. C. . Adubação orgânica na produção e composição química de hortaliças folhosas não convencionais. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 51, p. e66508, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/66508. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico