Fertilidade, estoque de carbono e estabilidade de agregados em Planossolo sob sistemas integrados de produção agropecuária
Resumo
Sistemas integrados de produção agropecuária são estratégias promissoras para a recuperação de pastagens e solos degradados. Objetivou-se avaliar o efeito de arranjos com sistemas integrados de produção agropecuária, aos quatro anos de implantação, sobre a fertilidade, estoque de carbono e estabilidade de agregados de um Planossolo Háplico, no semiárido da Paraíba. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 5 tratamentos e 4 repetições: Brachiaria decumbens; B. decumbens + ipê; B. decumbens + gliricídia; B. decumbens + sabiá; e B. decumbens + milho. Avaliaram-se os atributos químicos e de fertilidade, estoque de carbono, estabilidade estrutural e de agregados do solo nas camadas de 0,00-0,10; 0,10-0,20; e 0,20-0,30 m. O sistema B. decumbens + milho apresentou teor de matéria orgânica 11,93 % maior que B. decumbens e foi superior aos demais sistemas avaliados. Em relação ao estoque de carbono na camada de 0,00-0,10 m, em B. decumbens o aporte foi 2,66 Mg ha-1 maior que em B. decumbens + milho e, em média, 4,69 Mg ha-1 superior aos sistemas com o componente arbóreo. No médio prazo, B. decumbens mostra-se mais eficiente no aporte de carbono ao solo. A estabilidade estrutural, o índice de estabilidade de agregados e a fertilidade do solo não apresentaram alteração, em relação aos arranjos, após quatro anos de implantação.
PALAVRAS-CHAVE: Aporte de carbono, qualidade do solo, semiárido brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.