Predição da produtividade de bananeiras ‘Prata-Anã’ e ‘BRS Platina’ por redes neurais artificiais

Autores

Resumo

Modelos de predição podem contribuir para a análise de dados e tomada de decisões no manejo de uma cultura. Objetivou-se avaliar a viabilidade da predição de produtividade de bananeiras ‘Prata-Anã’ e ‘BRS Platina’, por meio de redes neurais artificiais, bem como determinar os descritores morfológicos mais importantes para este fim. Foram mensurados a altura de planta; perímetro do pseudocaule ao nível do solo, a 30 e 100 cm de altura; número de folhas vivas na colheita; massa, comprimento e diâmetro do engaço; número de pencas e de frutos; massa do cacho e das pencas; massa média das pencas; e relação entre a massa do engaço e do cacho. Os dados foram submetidos a análise por redes neurais artificiais, utilizando-se o software R. Os melhores ajustes foram obtidos com dois e três neurônios na camada intermediária, respectivamente, para ‘Prata-Anã’ e ‘BRS Platina’. Esses modelos apresentaram os menores erros quadráticos médios, o que corresponde a maior proximidade entre os dados preditos e os reais, e, por conseguinte, maior eficiência das redes na predição da produtividade. Pelo coeficiente de determinação, verificaram-se os melhores ajustes para ‘Prata-Anã’ (R² = 0,99 para todas as composições de rede), enquanto, para ‘BRS Platina’, a adequação dos dados possibilitou R² com valores entre 0,97 e 1,00, aproximadamente. Previsões de produtividade para ‘Prata-Anã’ e ‘BRS Platina’ foram obtidas com alta eficiência por meio de redes neurais artificiais.

PALAVRAS-CHAVE: Musa spp., modelos matemáticos, planejamento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Vinícius Castro Guimarães, Instituto Federal do Amazonas

Agrônomo

Mestre em Produção Vegetal

Doutorando em Produção Vegetal

Sérgio Luiz Rodrigues Donato, Instituto Federal Baiano Campus Guanambi

https://orcid.ID: 0000-0002-7719-4662

Ignacio Aspiazú, Universidade Estadual de Montes Claros

State University of Montes Claros, Department of Agricultural Sciences, Janaúba, MG, Brazil. E-mail/ORCID: ignacio.aspiazu@unimontes.br/0000-0002-0042-3324

Alcinei Mistico Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Federal University of Minas Gerais, Institute of Agricultural Sciences, Montes Claros, MG, Brazil. E-mail/ORCID:  alcineimistico@hotmail.com/0000-0001-5196-0851.

Downloads

Publicado

12-04-2021

Como Citar

GUIMARÃES, B. V. C.; DONATO, S. L. R. .; ASPIAZÚ, I.; AZEVEDO, A. M. . Predição da produtividade de bananeiras ‘Prata-Anã’ e ‘BRS Platina’ por redes neurais artificiais. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 51, p. e66008, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/66008. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico