Contribuição de ácidos fenólicos e dimetilsulfona para o efeito alelopático de Tridax procumbens invasivo

Autores

  • Yusuf Andriana Research Center for Appropriate Technology, Indonesian Institute of Sciences https://orcid.org/0000-0002-6052-301X
  • Tran Dang Xuan Hiroshima University, Graduate School for Advanced Science and Engineering, Higashi-Hiroshima, Japan

Resumo

Tridax procumbens é uma erva daninha invasiva com forte atividade alelopática. Objetivou-se avaliar a contribuição de ácidos fenólicos e dimetilsulfona para a alelopatia de T. procumbens contra Raphanus sativus. Ácidos fenólicos (benzoico, elágico e ferúlico), vanilina e dimetilsulfona foram identificados e quantificados a partir da fração mais forte de T. procumbens, em ensaio alelopático por cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa - espectrometria de massa. A contribuição dos ácidos fenólicos e dimetilsulfona para a alelopatia de T. procumbens, expressa como atividade total, foi avaliada comparando-se o valor de IC50 com a concentração de cada aleloquímico, em delineamento completamente randomizado. O ácido benzoico apresentou o maior efeito inibitório (115 mg kg-1) e a maior contribuição (0,483) para o efeito alelopático de T. procumbens, seguido por vanilina, dimetilsulfona e ácido ferúlico.

PALAVRAS-CHAVE: Erva daninha invasiva, ácido benzoico, ácido ferúlico, vanilina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

ANDRIANA, Y.; XUAN, T. D. . Contribuição de ácidos fenólicos e dimetilsulfona para o efeito alelopático de Tridax procumbens invasivo. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 50, p. e64792, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/64792. Acesso em: 13 set. 2024.

Edição

Seção

Nota Científica