Decomposição de palhada e liberação de nitrogênio, fósforo e potássio em capim-vetiver com diferentes populações de plantas
Resumo
A fim de atender a demanda de nutrientes ou cobertura do solo, quando se utilizam plantas para adubação verde, é necessário o conhecimento da adequada população de plantas, quantidade de nutrientes liberada e período de liberação. Objetivou-se verificar a taxa de decomposição e a liberação de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) da palhada de capim-vetiver. Utilizou-se arranjo de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas por períodos de decomposição da palhada após o corte (0, 15, 25, 70 e 125 dias) e as subparcelas por populações de capim-vetiver (1, 2, 3 e 4 plantas m-2). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Para N, P e K, as maiores liberações ocorreram durante os primeiros cinco dias. A população de 3 plantas m-2 foi a que apresentou a maior massa seca de palhada aos 125 dias, e a mesma continha mais N, P e K, se comparada às populações de 1, 2 e 4 plantas m-2.
PALAVRAS-CHAVE: Chrysopogon zizanoides (L.) Robert, ciclagem de nutrientes, adubação verde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.