Produção de matéria seca e marcha de absorção de nitrogênio, fósforo e potássio em Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis
Resumo
Inúmeros são os benefícios do cultivo de Crotalaria spp., dentre os quais destacam-se a alta produção de biomassa e acúmulo de N, ciclagem de nutrientes e ação antagônica sobre alguns nematoides. Entretanto, informações sobre a exigência nutricional para essas espécies ainda são escassas. Objetivou-se determinar a produção de matéria seca e a marcha de absorção de macronutrientes na parte aérea de Crotalaria juncea e Crotalaria spectabilis. Dois experimentos foram conduzidos (um para cada espécie) em delineamento de blocos ao acaso, com três repetições, testando-se treze épocas de colheita para C. juncea e dez para C. spectabilis. Após cada colheita, as amostras foram secas, pesadas e submetidas a análise laboratorial, para determinação dos teores de nutrientes em diferentes partes da planta. O acúmulo de nutrientes na parte aérea, para ambas as espécies, ocorreu na ordem K > N > P, sendo o caule o principal órgão de acúmulo de nutrientes. Também para ambas as espécies, a exportação de nutrientes pelos grãos seguiu a ordem N > K > P. O máximo acúmulo de matéria seca ocorreu aos 135 e 104 dias após a emergência (DAE), respectivamente para C. juncea e C. spectabilis, enquanto a produção de sementes viáveis, em ambas as espécies, já havia se iniciado aos 90 DAE.
PALAVRAS-CHAVE: Adubo verde, acúmulo de nutrientes, fitomassa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.