CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Dyckia goehringii Gross & Rauh (BROMELIACEAE) SOB DIFERENTES TEMPERATURAS
Palavras-chave:
Dyckia goehringii, vigor e tamanho de semente, embebiçãoResumo
Dyckia goehringii Gross & Rauh é uma bromélia nativa do Cerrado, de alto potencial ornamental, devido à coloração prateada de suas folhas, e que ainda não foi explorada comercialmente, exigindo estudos para a sua conservação e aproveitamento agronômico. O presente estudo objetivou avaliar as características físicas e o comportamento fisiológico de sementes de D. goehringii, durante a embebição e a germinação, sob diferentes temperaturas, bem como determinar parâmetros de temperatura e de tempo para a realização de testes de germinação. Foram determinados os teores de água e massa de matéria fresca e seca de 100 sementes e avaliados a capacidade de embebição, germinação e vigor de sementes e de plântulas de sementes pequenas e grandes, sob temperaturas de 20°C, 25°C, 30°C e 35°C. Os resultados indicam que as sementes não apresentam impedimento à absorção de água e que esta é influenciada pelo tamanho das sementes. Sementes grandes apresentam maior germinação e vigor, originando plântulas mais vigorosas do que sementes pequenas, expressando melhor o seu potencial fisiológico à temperatura de 30°C. As avaliações do teste de germinação devem ser realizadas no sétimo e décimo quarto dias após a semeadura.
PALAVRAS-CHAVE: Dyckia goehringii; vigor e tamanho de semente; embebição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.