Preferência alimentar de Euborellia annulipes por Plutella xylostella: efeitos de temperatura e estágio de desenvolvimento da presa
Resumo
A tesourinha Euborellia annulipes vem sendo estudada como inimigo natural de insetos-pragas e potencial predadora da traça-das-crucíferas. A temperatura é um fator importante para mediar o aumento da densidade populacional de pragas, podendo afetar as dinâmicas da relação predador-presa. Objetivou-se avaliar o efeito da temperatura e do estágio de desenvolvimento de indivíduos de Plutella xylostella na preferência alimentar de fêmeas de E. annulipes. Três temperaturas (18 ºC, 25 ºC e 32 ºC), dois estágios de desenvolvimento (lagartas e pupas) e duas condições de alimentação relacionadas à captura das presas (com e sem escolha) foram avaliados. Independentemente da temperatura, fêmeas de tesourinha mostraram preferência alimentar por lagartas, ao invés de pupas. As condições de temperatura e de escolha influenciaram na quantidade de presas consumidas, mas apenas para larvas (não para pupas). O menor consumo de lagartas foi observado sob 18 ºC, em ambas as condições de captura.
PALAVRAS-CHAVE: Controle biológico, brássicas, tesourinha, manejo integrado de pragas, condições térmicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.