Cama de aviário e cobertura morta de capim-elefante melhoram a produção de batata orgânica

Autores

Resumo

O sistema orgânico de produção de batata é geralmente limitado pela infestação de doenças e pela escassez de nutrientes. Nesses casos, mulch de capim fresco e adubação orgânica podem interagir na infestação por requeima foliar e na produtividade e qualidade de tubérculos comerciais de batata, em sistema orgânico de produção. Visando validar essa hipótese, foram testadas quatro doses de cama de aviário (0 Mg ha-1, 10 Mg ha-1, 20 Mg ha-1 e 30 Mg ha-1), incorporadas ao solo no pré-plantio de batata orgânica, combinadas com a presença e ausência de mulch (60 Mg ha-1), formado por capim Elefante fresco picado. A incorporação de cama de aviário no pré-plantio de batata ou o uso de mulch de capim fresco antes da amontoa inibe a epidemia de requeima foliar em sistema orgânico. A aplicação de mulch de capim fresco após a operação de amontoa potencializa o efeito da adubação orgânica em pré-plantio de batata. Doses de cama de aviário em pré-plantio aumentam a produtividade e diminuem o peso específico de tubérculos comerciais de batata, quando associadas ao mulch de capim fresco. O uso de cama de aviário no pré-plantio e de mulch de capim fresco melhoram o cultivo sustentável de batata no sistema de produção orgânica.

PALAVRAS-CHAVE: Solanum tuberosum, Phytophthora infestans, esterco de galinha, agricultura orgânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Yagi, IAPAR

Possui graduação (2001), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Agronomia pela UNESP de Jaboticabal-SP. É pesquisador do IAPAR em Ponta Grossa-PR, atuando em atividades relacionadas à fertilidade do solo, nutrição de plantas e adubação das culturas

Nilceu Ricetti Xavier de Nazareno, Instituto Agronômico do Paraná

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Plant Pathology - University of Minnesota (1979) e doutorado em Plant Pathology - Ohio State University (1992). Atuou como pesquisador do IAPAR durante cerca de 44 anos e hoje é pesquisador voluntário desta instituição.

Jackson Kawakami, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Agronomia, área de manejo de microtubérculos de batata - Hokkaido University, Japão (2000) e doutorado em Agronomia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR (Unicentro)

Downloads

Publicado

28-11-2019

Como Citar

YAGI, R.; DE NAZARENO, N. R. X.; KAWAKAMI, J. Cama de aviário e cobertura morta de capim-elefante melhoram a produção de batata orgânica. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 50, p. e57585, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/57585. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico