USO DE PSEUDOCAULE DE BANANEIRA ENRIQUECIDO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO COMO SUBSTRATO PARA O CULTIVO DE SAMAMBAIAS

Autores

  • Dilermando Dourado Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Maria Geralda Vilela Rodrigues Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Márcia Maria Dias
  • Elka Fabiana Aparecida Almeida Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Flávia Vieira de Souza
  • Helenita Pereira Rodrigues
  • Suerlani Aparecida Ferreira Moreira

Palavras-chave:

Polypodium persicifolium var. mettenii Desv., análise foliar, nutrientes minerais, Dicksonia sellowiana, substratos alternativos

Resumo

A proibição do uso de substratos à base de fibra de xaxim, devido à sua matéria-prima (Dicksonia sellowiana) estar ameaçada de extinção, levou à necessidade de se selecionar substratos alternativos. A bananicultura gera um grande volume de resíduos de pseudocaule, que, por suas características físicoquímicas, podem ser uma alternativa na composição de substratos para plantas ornamentais, em substituição à fibra de xaxim, principalmente se associada à adubação. O presente trabalho objetivou determinar a produção de biomassa, estado nutricional e disponibilidade de nutrientes para samambaias, testando-se substratos contendo fibra de xaxim (FX) e pseudocaule de bananeira (PB), e adubação com N e P. Os substratos apresentaram proporções de areia:solo:FX e de areia:solo:PB, numa relação 1:1:2, em volume. Testaram-se doses de 0 mg dm-3; 68,5 mg dm-3; 137,0 mg dm-3; 205,5 mg dm-3; e 374,0 mg dm-3 de N e de 0 mg dm-3; 97,7 mg dm-3; 195,4 mg dm-3; 291,9 mg dm-3; e 390,8 mg dm-3 de P2O5. O número de folhas emitidas pela samambaia não diferiu, significativamente, em resposta aos substratos ou às doses de N e P2O5, verificando-se semelhante comportamento na maioria das avaliações minerais do substrato e da planta. Conclui-se que o PB é um promissor material a ser utilizado como componente de substratos para samambaias, em substituição à FX.

PALAVRAS-CHAVE: Polypodium persicifolium var. mettenii Desv.; análise foliar; nutrientes minerais; Dicksonia sellowiana; substratos alternativos.

 

Downloads

Biografia do Autor

Maria Geralda Vilela Rodrigues, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

pesquisadora da Epamig, Regional do Norte de Minas, em fruticultura tropical, principalmente banana e abacaxi. Iniciando trabalhos com mandioca.

Downloads

Publicado

18-02-2010

Como Citar

PACHECO, D. D.; RODRIGUES, M. G. V.; DIAS, M. M.; ALMEIDA, E. F. A.; SOUZA, F. V. de; RODRIGUES, H. P.; MOREIRA, S. A. F. USO DE PSEUDOCAULE DE BANANEIRA ENRIQUECIDO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO COMO SUBSTRATO PARA O CULTIVO DE SAMAMBAIAS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 53–60, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/5683. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

Produção Vegetal