DECOMPOSIÇÃO DA BIOMASSA E LIBERAÇÃO DE NUTRIENTES DOS CAPINS BRAQUIÁRIA E MOMBAÇA, EM CONDIÇÕES DE CERRADO
Palavras-chave:
Brachiaria brizantha, Panicum maximum, taxa de decomposição, acumulação de macronutriente, semeadura diretaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o acúmulo e a liberação de macronutrientes da biomassa seca, da braquiária (Brachiaria brizantha) e do capim mombaça (Panicum maximum), utilizados como cobertura de solo, no sistema plantio direto, em condições da região do Cerrado. O experimento foi conduzido na Embrapa Arroz e Feijão (Fazenda Capivara), em Santo Antônio de Goiás, GO, em Latossolo Vermelho distrófico. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas no tempo. Na fase de florescimento, as plantas foram cortadas e mantidas sobre o solo, sendo avaliados a produtividade da biomassa seca, acúmulo de nutrientes e a decomposição e liberação destes, no período de 0, 15, 30, 45, 60 e 75 dias. O capim braquiária apresentou produtividade de biomassa de 16.643 kg ha-1 e o mombaça de 18.244 kg ha-1. O N foi o nutriente de maior acúmulo nas duas plantas de cobertura. Dentre os macronutrientes analisados, o K apresentou a maior taxa de liberação (70% e 59%, respectivamente, para o mombaça e braquiária).
PALAVRAS-CHAVE: Brachiaria brizantha; Panicum maximum; taxa de decomposição; acumulação de macronutriente; semeadura direta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.