Caracterização de espécies de bambu e outras biomassas com potencial para a geração de energia térmica

Autores

  • Anderson Carlos Marafon Embrapa Tabuleiros Costeiros Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento - UEP Rio Largo
  • André Felipe Câmara Amaral Embrapa Tabuleiros CosteirosUnidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento
  • Eurico Eduardo Pinto de Lemos Universidade Federal de AlagoasCentro de Ciência Agrárias

Resumo

A qualidade da biomassa é importante para fortalecer o uso de espécies como fontes energéticas confiáveis. Objetivou-se caracterizar os atributos de qualidade energética da biomassa de espécies de bambu (Bambusa vulgaris, Bambusa tuldoides, Dendrocalamus giganteus e Guadua angustifolia), em comparação a outros tipos de matérias-primas de origem residual com elevado potencial de utilização em processos de geração de energia térmica (casca de arroz, cavaco de eucalipto, casca e fibra de coco). Foram avaliados a densidade básica, poder calorífico superior e teores de fibras, lignina e cinzas. Todas as espécies de bambu avaliadas apresentam características de qualidade energética equivalentes às das biomassas tradicionalmente utilizadas na geração de energia térmica, tais como alta densidade energética (2.415-2.967 Mcal m-3), alto poder calorífico (4.359-4.568 kcal kg-1), elevada densidade básica (0,537-0,653 g cm-3) e reduzido teor de cinzas (1,41-2,41 %). As biomassas das quatro espécies de bambu apresentam características adequadas como combustível para processos de geração de energia térmica, com potencial de utilização em diversos setores industriais.

PALAVRAS-CHAVE: Bambusoideae, material lignocelulósico, combustível sólido, densidade energética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Carlos Marafon, Embrapa Tabuleiros Costeiros Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento - UEP Rio Largo

Eng. Agrônomo, Doutor em Fisiologia Vegetal

André Felipe Câmara Amaral, Embrapa Tabuleiros CosteirosUnidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento

Químico, Mestre em Química Orgânica.

Eurico Eduardo Pinto de Lemos, Universidade Federal de AlagoasCentro de Ciência Agrárias

Eng. Agrônomo, Doutor em Fitotecnia

Downloads

Publicado

29-04-2019

Como Citar

MARAFON, A. C.; AMARAL, A. F. C.; LEMOS, E. E. P. de. Caracterização de espécies de bambu e outras biomassas com potencial para a geração de energia térmica. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e55282, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/55282. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Bambu