Biochar e mucuna incrementam o crescimento e nutrição de mamoeiro, bem como a fertilidade do solo

Autores

  • Renato Veloso da Silva SEDUC
  • Luciana Aparecida Rodrigues Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Maurício Gonçalves da Silva UENF
  • Bruna Gandini da Silva UENF
  • Marco Antônio Martins UENF

Resumo

A associação de biochar a adubos verdes no cultivo de mamoeiro pode ser uma técnica de manejo promissora, principalmente em sua primeira fase de cultivo. Objetivou-se avaliar os efeitos de biochar e adubo verde (Mucuna aterrina) no crescimento e nutrição de mudas de Carica Papaya e na fertilidade do solo. O experimento foi conduzido em blocos casualizados (5 blocos), em esquema fatorial 2 x 2: presença e ausência de mucuna e presença e ausência de biochar. No crescimento da parte aérea e das raízes do mamoeiro, e também nas características químicas do solo, a aplicação de biochar ou mucuna resultou em incrementos significativos, enquanto a aplicação conjunta não proporcionou efeitos sinergísticos, exceto para o teor foliar de P. A aplicação de biochar e de biochar + adubo verde proporcionou rápido crescimento inicial em altura das plantas. No entanto, apresentou, também, deficiência visível de N, apesar dos maiores conteúdos e eficiência de utilização de N, P, K, Ca e Mg nas plantas. O efeito da aplicação conjunta de biochar e mucuna é sinérgico para o teor foliar de P e altura das plantas. A aplicação individual ou em conjunto de biochar e mucuna aumenta o crescimento e nutrição de plantas de mamão e mantém a fertilidade do solo.

PALAVRAS-CHAVE: Carica papaya L., Mucuna aterrina, adubo verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Veloso da Silva, SEDUC

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007); Especialista em MBA em Planejamento e Gestão Ambiental, pela Universidade Veiga de Almeida (2015); Mestrando em Produção Vegetal, na Universidade Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, lotado no Centro Interescolar de Agropecuária de Itaperuna-RJ. Técnico em Desenvolvimento Agropecuário do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo. Possui experiência na área de Defesa Agropecuária, Meio Ambiente e Agricultura. Ministra aulas de: Agricultura; Estudos dos Solos; Planejamento e Projetos; Irrigação e Drenagem.

Luciana Aparecida Rodrigues, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Eng Florestal, mestre em Fitotecnia (nutrição mineral de plantas), doutora em Solos e nutrição de plantas. Professora Associada UENF, Laboratório de Solos. Área de atuação Fertilidade e microbiologia do solo.

Maurício Gonçalves da Silva, UENF

Formado em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro. Áreas de interesse: Ciências do Solo,Nutrição Mineral de Plantas, Agroecologia.

Bruna Gandini da Silva, UENF

Graduanda em agronomia, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e técnica em agroecuária habilitada em agroindústria, pelo Instituto Federal Fluminense.

Marco Antônio Martins, UENF

Concluiu o PhD em Microbiologia do Solo - University of Sheffield, Inglaterra - em 1993. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Publicou 60 artigos em periódicos especializados, 03 capítulos de livros e vários trabalhos em anais de eventos científicos. Orientou 10 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado e co-orientou 01 tese de doutorado e 02 dissertações de mestrado, além de ter orientado 04 trabalhos de iniciação científica. Atua na área de Microbiologia e Bioquímica do Solo, com ênfase na influência dos fungos micorrízicos arbusculares na remediação de ambientes degradados e/ou contaminados por petróleo e seus derivados, bem como, de áreas degradadas pela extração de argila. Na área de administração universitária exerceu na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) os seguintes cargos: coordenador do curso de agronomia (02/1997-01/2000), chefe do departamento de solos (03/2000-04/2004), secretário geral da UENF (05/2004-06/2007) e diretor geral de administração da UENF (07/2007-07/2012).

Downloads

Publicado

10-07-2019

Como Citar

SILVA, R. V. da; RODRIGUES, L. A.; SILVA, M. G. da; SILVA, B. G. da; MARTINS, M. A. Biochar e mucuna incrementam o crescimento e nutrição de mamoeiro, bem como a fertilidade do solo. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e55210, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/55210. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico