Efeito de fontes nitrogenadas nas características dos frutos e qualidade fisiológica de sementes de Physalis angulata L.

Autores

  • Tamara Torres Tanan Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Alismário Leite da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Uasley Caldas de Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lourival Palmeira Gonçalves Neto Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marilza Neves do Nascimento Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

A escolha da fonte nitrogenada adequada é de suma importância, pois afeta o desenvolvimento da planta e a produção de frutos e sementes. Objetivou-se avaliar a qualidade de frutos e sementes de Physalis angulata obtidos de plantas cultivadas em sistema hidropônico, sob concentrações de nitrato e amônio. Os tratamentos consistiram de quatro proporções de NO3-:NH4+ (100:0, 75:25, 50:50 e 25:75). Ao final do cultivo, os frutos foram coletados para a realização de análises biométricas e químicas e para a retirada de sementes utilizadas no ensaio de germinação. O teste de germinação foi conduzido em câmara de germinação e os parâmetros avaliados foram a porcentagem, tempo médio, velocidade, coeficiente de uniformidade e frequência relativa. Os frutos de menor massa e diâmetro foram obtidos com doses acima de 50 % de amônio; entretanto, houve aumento para ºBrix e relação sólidos solúveis/acidez titulável. Essa dosagem também reduziu a porcentagem, velocidade e uniformidade de germinação. A utilização combinada das fontes nitrogenadas (50:50 de NO3-:NH4+) é aconselhável, pois produz frutos maiores, mais doces e com sementes vigorosas.

PALAVRAS-CHAVE: Camapu, nitrato, amônio, germinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-06-2019

Como Citar

TANAN, T. T.; SILVA, A. L. da; OLIVEIRA, U. C. de; GONÇALVES NETO, L. P.; NASCIMENTO, M. N. do. Efeito de fontes nitrogenadas nas características dos frutos e qualidade fisiológica de sementes de Physalis angulata L. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e55074, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/55074. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico