Morfologia, densidade e dimensões de fibras de bambu: uma compilação bibliográfica

Autores

Resumo

Os bambus são plantas que apresentam rápido crescimento, com excelentes propriedades físico-mecânicas, as quais derivam, principalmente, das características e dimensões de seu principal elemento estrutural: suas fibras. Objetivou-se realizar a descrição dimensional (comprimento, largura, diâmetro do lume e espessura da parede) e caracterizar os índices e coeficientes técnicos das fibras de espécies de bambu que ocorrem no Brasil, por meio de levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram que a densidade básica em corpos de prova de hastes das espécies levantadas variou entre 0,451 g cm-3 e 0,780 g cm-3, evidenciando grande variabilidade entre elas. Os valores médios observados para as dimensões das fibras foram 2,29 mm de comprimento, 16,4 µm para largura total, 6,4 µm de espessura da parede e 3,5 µm para o diâmetro do lume. A partir destes dados, foram estabelecidos índices e coeficientes técnicos que sustentam boas propriedades físico-mecânicas do bambu nas várias espécies estudadas.

PALAVRAS-CHAVE: Índice de enfeltramento, índice de Runkel, coeficiente de flexibilidade da fibra, fração de parede da fibra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rusch, UNICENTRO

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais

Guilherme Bordignon Ceolin, UFSM/FW

Departamento de Engenharia Florestal

Éverton Hillig

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais

Downloads

Publicado

04-07-2019

Como Citar

RUSCH, F.; CEOLIN, G. B.; HILLIG, Éverton. Morfologia, densidade e dimensões de fibras de bambu: uma compilação bibliográfica. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e55007, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/55007. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial: Bambu