Equipamentos para manejo de solo e palha de arroz irrigado visando à semeadura sequencial de soja em várzeas tropicais

Autores

  • José Geraldo da Silva Embrapa Arroz e Feijão
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão
  • Pedro Marques da Silveira Embrapa Arroz e Feijão

Resumo

A presença de palha dificulta a semeadura de soja cultivada em sucessão a arroz, em áreas irrigadas por inundação. Objetivou-se avaliar a combinação de configurações de colhedora de arroz e operações subsequentes na demanda operacional e energética do manejo da palha de arroz e na rugosidade superficial do solo, visando ao cultivo da soja em sucessão. Foram conduzidos três experimentos independentes, em delineamento inteiramente casualizado, e avaliados o consumo de combustível, a velocidade operacional efetiva e a capacidade de trabalho, bem como a rugosidade superficial final do terreno. Os gastos energéticos na colheita do arroz não se elevam quando a colhedora automotriz opera com espalhador para distribuir a palha sobre o terreno e evitar a formação de leiras. A presença de restos de plantas de arroz na lavoura eleva o patinamento do trator no tracionamento do rolo-faca, com consequente redução da velocidade operacional, mas isso não afeta a capacidade de trabalho e o consumo de combustível. O aumento do número de gradagens leves, de uma para duas operações, em áreas trabalhadas com rolo-faca ou com grade intermediária, demanda mais tempo e combustível no manejo do solo e da palha de arroz; porém, deixa o terreno com menos rugosidade superficial. O sistema de manejo com rolo-faca e duas gradagens leves é o método mais adequado para preparar o solo para o cultivo de soja em sucessão a arroz, pois proporciona a melhor combinação de desempenho técnico e energético.

PALAVRAS-CHAVE: Preparo do solo, rugosidade superficial do solo, cobertura vegetal, consumo de combustível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Geraldo da Silva, Embrapa Arroz e Feijão

Doutor em Mecanização Agrícola

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Doutor em Fitotecnia

Pedro Marques da Silveira, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1973) , mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1976) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1986) . Atualmente é PESQUISADOR da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Professor Convidado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola , com ênfase em Engenharia de Água e Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Aeracao do Solo, Drenagem, Drenagem Interna, Excesso de Agua, Feijao e Manejo da Irrigacao.

Downloads

Publicado

19-07-2019

Como Citar

SILVA, J. G. da; NASCENTE, A. S.; SILVEIRA, P. M. da. Equipamentos para manejo de solo e palha de arroz irrigado visando à semeadura sequencial de soja em várzeas tropicais. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e54879, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/54879. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico