Sistemas de cultivo e nitrogênio em cobertura na produtividade e atributos tecnológicos de feijoeiro sob plantio direto

Autores

  • Fábio Luíz Checchio Mingotte Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV, Campus de Jaboticabal - SP
  • Leandro Borges Lemos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/FCAV), Jaboticabal-SP.
  • Celso Antônio Jardim Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/FCAV), Jaboticabal-SP.
  • Domingos Fornasieri Filho Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/FCAV), Jaboticabal-SP.

Resumo

O feijoeiro tem sido a principal cultura em sucessão ao milho e à braquiária em sistema plantio direto, no Cerrado. Objetivou-se avaliar os efeitos de sistemas de cultivo e nitrogênio em cobertura na produtividade e atributos tecnológicos de feijoeiro sob plantio direto. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram compostas por três sistemas de cultivo (milho exclusivo, milho + Urochloa ruziziensis e U. ruziziensis exclusiva) e as subparcelas por cinco doses de nitrogênio (0 kg ha-1, 40 kg ha-1, 80 kg ha-1, 120 kg ha-1 e 160 kg ha-1). Ocorre interação entre sistemas de cultivo antecessores e doses de N para a produtividade de grãos, renda de benefício especificamente na peneira 13, bem como para a relação de hidratação. Doses crescentes de N no feijoeiro em sucessão ao milho exclusivo promovem acréscimos na produtividade de grãos, resultando em renda de benefício na peneira oblonga 14 superior às dos demais sistemas de cultivo avaliados. O aumento das doses de N em cobertura no feijoeiro em sucessão ao milho e U. ruziziensis cultivados exclusivamente e em consórcio não influencia o tempo para máxima hidratação dos grãos, mas reduz o seu tempo de cozimento, principalmente em sucessão a U. ruziziensis e milho em cultivos exclusivos.

PALAVRAS-CHAVE: Phaseolus vulgaris, renda de benefício, teor de proteína bruta, tempo para cozimento, tempo para máxima hidratação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luíz Checchio Mingotte, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV, Campus de Jaboticabal - SP

Engenheiro Agrônomo, Professor Doutor. Departamento de Produção Vegetal - FCAV, UNESP, Jaboticabal-SP.

Downloads

Publicado

18-06-2019

Como Citar

MINGOTTE, F. L. C.; LEMOS, L. B.; JARDIM, C. A.; FORNASIERI FILHO, D. Sistemas de cultivo e nitrogênio em cobertura na produtividade e atributos tecnológicos de feijoeiro sob plantio direto. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e54003, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/54003. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico