Desenvolvimento de Oryzophagus oryzae (Costa Lima) em cultivares de arroz

Autores

  • Crislaine Barcellos de Lima Universidade Federal de Pelotas
  • Fernando Felisberto da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Anderson Dionei Grützmacher Universidade Federal de Pelotas
  • Juliano de Bastos Pazini Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Paula Schneid Afonso da Rosa Embrapa Clima Temperado
  • José Francisco da Silva Martins Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado (Embrapa Clima Temperado) - Embrapa. Pelotas, RS

Resumo

Cultivares resistentes a insetos são essenciais à melhoria do manejo de pragas como Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae), altamente prejudicial à cultura do arroz irrigado por inundação. O grau de benefício, porém, depende do tipo de resistência. Objetivou-se avaliar cultivares de arroz quanto à resistência a O. oryzae, inferindo sobre efeitos de antixenose e antibiose no desenvolvimento de larvas e adultos. Em condições naturais de infestação, instalou-se um experimento bienal em delineamento de quadrado latino, com seis tratamentos (cultivares) e parcelas de 30 plantas (cinco linhas de seis plantas equidistantes 20 cm) irrigadas com lâmina de água de 15 cm. Por meio de amostras-padrão de solo, plantas e raízes, foram avaliados o número e peso de larvas por classe de tamanho, bem como o número, peso, taxa de emergência e razão sexual de adultos. Exceto para a razão sexual, as cultivares diferiram (p ? 0,05) quanto às demais variáveis, cuja relação evidenciou efeitos de antibiose à fase larval e possibilitou concluir que: a cultivar BRS Firmeza possui resistência a O. oryzae por efeitos de antixenose e/ou antibiose; BRS Ligeirinho é suscetível, abrigando alta população larval e propiciando melhor desenvolvimento de larvas e adultos; e IRGA 417 possui resistência do tipo antibiose, que restringe a taxa de emergência de adultos. O peso de adultos atribui maior precisão à avaliação de efeitos prejudiciais de cultivares de arroz ao desenvolvimento de O. oryzae.

PALAVRAS-CHAVE: Oryza sativa, gorgulho-aquático, manejo integrado de pragas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco da Silva Martins, Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado (Embrapa Clima Temperado) - Embrapa. Pelotas, RS

Pesquisador, doutor em Ciências Biológicas, com concentração em Entomologia com especialização em Resistência de Plantas a Insetos. Dedica-se a atividades de pesquisa focadas em Manejo Integrado de Insetos-praga, com ênfase a pré-melhoramento genético de arroz (identificação de linhagens resistentes a insetos) e racionalização do uso de agrotóxicos em agroecossistemas de terras baixas de clima temperado (rotação arroz irrigado: soja).

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

BARCELLOS DE LIMA, C.; DA SILVA, F. F.; GRÜTZMACHER, A. D.; DE BASTOS PAZINI, J.; SCHNEID AFONSO DA ROSA, A. P.; DA SILVA MARTINS, J. F. Desenvolvimento de Oryzophagus oryzae (Costa Lima) em cultivares de arroz. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 49, p. e53397, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/53397. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico