Ensaios mecânicos de painéis sarrafeados de Corymbia citriodora revestidos e reforçados com lâminas torneadas de bambu gigante
Resumo
Painéis sarrafeados de madeira densa geralmente rompem na linha de cola, ao serem carregados. Objetivou-se mostrar que lâminas finas obtidas de colmos maduros de Dendrocalamus asper, por meio de torneamento mecânico, são apropriadas para revestir e reforçar tanto a madeira de eucalipto processada, com pequenas espessuras, como painéis sarrafeados de eucalipto. Foram feitos ensaios de tração e flexão em madeira e painéis sarrafeados de Corymbia citriodora, com e sem reforço de bambu laminado. Os testes de tração mostraram que os laminados de bambu colados na madeira e nos painéis sarrafeados funcionaram como reforços mecânicos em ambos os casos, quando submetidos a forças de tração paralela às fibras das lâminas de bambu. No ensaio de flexão, os corpos de prova dos painéis sarrafeados foram testados na direção transversal à linha de cola, direção na qual o painel mostrou a menor resistência mecânica. Os corpos de prova do painel sarrafeado sem reforço com bambu laminado mostraram comportamento frágil e romperam abruptamente na linha de cola. Nos corpos de prova de painéis sarrafeados revestidos com lâminas de bambu, houve aumento significativo na resistência mecânica do conjunto. Além disso, houve mudança no comportamento dos corpos de prova reforçados, cuja ruptura ocorreu de forma lenta e gradual nos testes de flexão.
PALAVRAS-CHAVE: Dendrocalamus asper, madeira revestida, painéis sarrafeados colados, bambu laminado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.