SAPL®: um software gratuito para determinação do potencial fisiológico em sementes de soja

Autores

Palavras-chave:

Glycine max (L.) Merill, Qualidade fisiológica de sementes, Tecnologia de sementes

Resumo

A obtenção de informações baseadas em imagens é uma abordagem poderosa para capturar e quantificar dados sobre o vigor de sementes. No entanto, sistemas comerciais que facilitam o processamento e a aquisição de imagens são, muitas vezes, de custo proibitivo. Objetivou-se avaliar a eficiência do Sistema de Análise de Plântulas (SAPL®), para analisar o potencial fisiológico de sementes de soja, em comparação com informações fornecidas por testes de vigor tradicionalmente recomendados para a espécie. Nove lotes de sementes de soja foram submetidos a avaliações de germinação, velocidade de germinação, emergência de plântulas, teste de frio e condutividade elétrica. Nas análises com o SAPL®, foram avaliadas plântulas com quatro e seis dias, contados a partir do início do teste de germinação, que resultaram em valores de comprimento de plântulas, crescimento, uniformidade de desenvolvimento, índice de vigor e índice de vigor corrigido. Os lotes avaliados com emergência superior a 90 % apresentaram índice de vigor superior a 600 e 800, no quarto e sexto dias, respectivamente. Os índices gerados pelo SAPL®, exceto o índice de uniformidade, apresentaram correlações positivas e altas com os testes tradicionais (> 0,80). O SAPL® é eficiente para identificar diferenças no vigor de lotes de sementes de soja.

Downloads

Biografia do Autor

André Dantas de Medeiros, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil, medeiros.seeds@gmail.com

Márcio Dias Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, Rio Grande do Norte, Brasil, marcioagron@yahoo.com.br/

Downloads

Publicado

20-07-2018

Como Citar

DANTAS DE MEDEIROS, A.; DIAS PEREIRA, M. SAPL®: um software gratuito para determinação do potencial fisiológico em sementes de soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 222–228, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/52340. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico