Seleção de genitores e populações segregantes de feijoeiro comum com alto potencial agronômico e escurecimento lento de grãos
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Qualidade de grão, Índice de seleçãoResumo
A escolha de genitores e populações segregantes são etapas primordiais para o sucesso do melhoramento de plantas. Para a cultura do feijoeiro comum, o desenvolvimento de genótipos que associem caracteres agronômicos e de qualidade dos grãos favoráveis pode aumentar as chances de adoção de novas cultivares. Objetivou-se selecionar genitores e populações segregantes promissoras para a extração de linhagens com escurecimento lento de grãos, associado à alta produtividade, tolerância ao acamamento e baixo tempo de cocção após o armazenamento; além de investigar a relação entre escurecimento de grãos e tempo de cocção após o armazenamento. Vinte populações segregantes (gerações F3, F4 e F5) e seus genitores foram avaliados. O índice da soma de postos para caracteres combinados foi usado na seleção de populações superiores. Foram estimadas as correlações genéticas e fenotípicas entre o escurecimento e o tempo de cocção dos grãos após o armazenamento. Entre os genitores, a cultivar BRSMG Madrepérola foi a mais promissora para gerar linhagens com escurecimento lento de grãos. As populações superiores foram BRSMG Madrepérola x IPR Saracura, BRSMG Madrepérola x BRS Sublime, BRSMG Madrepérola x BRS Estilo e BRSMG Madrepérola x BRS Notável. Não foi detectada associação linear entre escurecimento de grãos e tempo de cocção de grãos após o armazenamento, indicando que o primeiro atributo não é indicador adequado para inferir sobre tempo de cocção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.