Qualidade fisiológica, estabelecimento inicial e produtividade de trigo em função do método de tratamento de sementes
Palavras-chave:
Triticum aestivum L., emergência de plântulas, germinação, tratamento industrial de sementes.Resumo
Novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo de tratamento de sementes, como a aplicação de produtos em escala industrial. Objetivou-se avaliar a qualidade de sementes de cultivares de trigo, bem como a influência do método de tratamento de sementes no estabelecimento e produtividade dessa cultura. Sementes das cultivares Jadeite 11, Quartzo e Tec Frontale foram tratadas com fungicida Spectro® (difenoconazol - 200 mL 100 kg-1 de sementes), inseticida Cruiser Opti® (tiametoxam + lambda-cialotrina - 200 mL 100 kg-1 de sementes) e polímero Polifix G4 (100 mL 100 kg-1 de sementes). Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em tratamento industrial, tratamento convencional (on farm) com os mesmos produtos e testemunha. Foram conduzidos testes de germinação, primeira contagem e teor de água, realizados imediatamente após o tratamento das sementes e aos 30, 90 e 150 dias de armazenamento. Aos 30, 60 e 120 dias de armazenamento, foi avaliada a emergência em canteiros. Em campo, sob delineamento de blocos ao acaso, foram avaliadas a emergência e a produtividade de grãos, em duas épocas de semeadura. Os métodos de tratamento de sementes (convencional ou industrial) não reduzem a qualidade fisiológica e a emergência de sementes de alto vigor armazenadas por 150 dias, em condições controladas de temperatura e umidade. O tratamento de sementes com difenoconazol + tiametoxam + lambda-cialotrina + polímero, industrial ou convencional, não aumenta o estande de plantas e a produtividade da cultura do trigo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-01-2018
Como Citar
FREIBERG, J. A.; LUDWIG, M. P.; DECARLI, L.; GIROTTO, E.; NAVARINI, L. Qualidade fisiológica, estabelecimento inicial e produtividade de trigo em função do método de tratamento de sementes. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 4, p. 448–455, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/49214. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.