Espaçamento, população de plantas, épocas de semeadura e de colheita para sorgo sacarino
Palavras-chave:
Sorghum bicolor, arranjo espacial de plantas, densidade de plantio.Resumo
Juntamente com a cana-de-açúcar, principal cultura empregada na produção de etanol, o sorgo sacarino é uma alternativa promissora, do ponto de vista agronômico e industrial, para cultivo em regiões sob déficit hídrico. Avaliaram-se o espaçamento entre fileiras (0,70 m; 0,80 m; e 0,90 m) e a população de plantas (80.000 plantas ha-1, 100.000 plantas ha-1, 120.000 plantas ha-1 e 140.000 plantas ha-1), para a cultivar de sorgo BRS 511, combinados com épocas de semeadura e colheita. O delineamento experimental foi de parcelas subdivididas, em blocos completos casualizados, com quatro repetições. As variáveis analisadas foram: altura de planta, diâmetro de colmo, matéria fresca e seca da parte aérea, volume de caldo e sólidos solúveis totais (ºBrix). Os resultados demonstraram efeito isolado da população de plantas sobre a altura de planta e diâmetro do colmo, bem como efeito do espaçamento entre fileiras sobre a matéria fresca total e volume de caldo. O melhor efeito produtivo sobre o sorgo sacarino foi observado em populações inferiores a 120.000 plantas ha-1 e espaçamentos inferiores a 0.80 m, associados à colheita aos 120 dias após a semeadura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-12-2017
Como Citar
DA SILVA, J. M. F.; DUTRA, A. S.; DA CAMARA, F. T.; PINTO, A. A.; DA SILVA, F. E. Espaçamento, população de plantas, épocas de semeadura e de colheita para sorgo sacarino. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 4, p. 408–415, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/48585. Acesso em: 5 out. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.