Efeito da fertirrigação com potássio e nitrogênio nas trocas gasosas e acúmulo de biomassa em berinjela
Palavras-chave:
Solanum Melongena L., fotossíntese, nutrição mineral, eficiência do uso da água.Resumo
A fertilização adequada das culturas é um dos desafios na agricultura. Medir as trocas gasosas e o acúmulo de biomassa é indicado para encontrar condições mais favoráveis para as plantas. Avaliou-se o efeito da fertirrigação com potássio (0 kg ha-1, 54 kg ha-1, 108 kg ha-1 e 216 kg ha-1) e nitrogênio (0 kg ha-1, 67 kg ha-1, 134 kg ha-1 e 268 kg ha-1) nas trocas gasosas e acúmulo de biomassa em berinjela, em estufa. A fotossíntese líquida, condutância estomática, transpiração, concentração interna de CO2, eficiência de carboxilação instantânea, eficiência do uso da água e matéria seca total foram avaliadas. Com exceção do K para a eficiência do uso da água e N para a concentração interna de CO2, todos os outros parâmetros de trocas gasosas apresentaram diferenças significativas para as doses de K e N. Houve interação entre as doses de N e K para fotossíntese, condutância estomática, transpiração e eficiência instantânea de carboxilação. Os maiores valores para fotossíntese líquida, condutância estomática, transpiração, eficiência de carboxilação instantânea e matéria seca total foram encontrados na faixa de 125-185 kg ha-1 de K e 215-268 kg ha-1 de N.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-10-2017
Como Citar
CÂNDIDO DE SOUZA, Álvaro H.; REZENDE, R.; ZOLIN LORENZONI, M.; SILVA SANTOS, F. A.; MALLER, A. Efeito da fertirrigação com potássio e nitrogênio nas trocas gasosas e acúmulo de biomassa em berinjela. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 345–352, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/47885. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.