Índices foliares na cultura da cenoura pelo método de diagnose da composição nutricional

Autores

  • Frederico Dellano Souza Silva Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8239-3909
  • Natalia Oliveira Silva Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG, Brasil
  • Thaísa Fernanda Oliveira Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil
  • Marcelo Rodrigues dos Reis
  • Leonardo Angelo de Aquino Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG, Brasil

Palavras-chave:

Daucus carota L., limitação nutricional, potencial de resposta à adubação.

Resumo

A cenoura é uma cultura com potencial de alto rendimento, o qual requer manejo nutricional adequado e ajustável, com base nas necessidades e demandas de cada safra. A diagnose foliar é ferramenta para ajuste e constante aprimoramento de programas de adubação das culturas. Objetivou-se determinar índices diagnósticos foliares e valores de referência pelo método de diagnose da composição nutricional (CND), para três fases fenológicas da cultura da cenoura [40 e 70 dias após a semeadura (DAS) e na colheita]. Para o cálculo do método CND, foi criado um banco de dados com teores foliares dos nutrientes N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Mn e Zn e da produtividade de raízes, em cultivos comerciais de cenoura. A ordem de limitação nutricional foi gerada em função do potencial de resposta à adubação. Aos 70 DAS e na colheita, o Mg e o Mn foram os nutrientes mais limitantes por deficiência, enquanto o Zn foi o mais limitante por excesso aos 70 DAS, e P e Ca os mais limitantes por excesso na colheita. Os resultados indicam que a diagnose foliar pelo método CND apenas mostra-se efetiva na correção de distúrbios nutricionais nas safras posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Dellano Souza Silva, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil

Engenheiro Agrônomo graduado pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Câmpus Januária no ano de 2014. Mestre em Agronomia/Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Doutorando em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente trabalha com pesquisa em melhoramento genético da soja.

Marcelo Rodrigues dos Reis

Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG, Brasil

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

SILVA, F. D. S.; SILVA, N. O.; OLIVEIRA, T. F.; REIS, M. R. dos; AQUINO, L. A. de. Índices foliares na cultura da cenoura pelo método de diagnose da composição nutricional. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 4, p. 399–407, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/47584. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico