Modelos fenológicos para a implementação de práticas de manejo em pomares não irrigados de abacateiro
Palavras-chave:
Persea americana Mill., crescimento radicular, fluxo vegetativo, crescimento de frutos.Resumo
Poucos modelos fenológicos têm sido formulados para abacateiros cultivados em sequeiro, em ambientes subúmidos cálidos, e em nenhum deles foram sugeridas estratégias de manejo do cultivo para melhorar o desempenho das árvores nessas condições. Avaliou-se a ocorrência e a intensidade dos principais eventos fenológicos em abacateiros ‘Hass’ e ‘Margarida’, visando a programar práticas culturais apropriadas para otimizar o manejo de pomares não irrigados, em ambiente cálido e subúmido. Foram avaliados o crescimento de brotos, densidade da raiz, número de flores abertas, frutos fixados e taxa de queda de frutos. Para ambas as cultivares, observaram-se dois fluxos de brotação em setembro-outubro (primavera) e janeiro-fevereiro (verão), enquanto o crescimento máximo das raízes de absorção ocorreu no final de agosto, coincidindo com o florescimento. Dois outros fluxos de raízes, de menor intensidade, ocorreram após o início das chuvas sazonais de verão. Ambas as cultivares apresentaram apenas um período de floração, seguido por uma queda intensa de frutos. Uma segunda queda menor de frutos ocorreu em fevereiro (meados do verão), em ambas as cultivares. Ao determinar a extensão de cada fase fenológica em ambas as cultivares, é possível programar aplicações de fertilizantes, cobertura vegetal e corretivos ao solo, durante os fluxos de crescimento das raízes, assim como pulverizações foliares durante as brotações, para manter um estado nutricional e sanitário adequado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-09-2017
Como Citar
SILVA, S. R. da; CANTUARIAS-AVILÉS, T. E.; CHIAVELLI, B.; MARTINS, M. A.; OLIVEIRA, M. S. Modelos fenológicos para a implementação de práticas de manejo em pomares não irrigados de abacateiro. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 321–327, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/47140. Acesso em: 6 out. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.