Caracterização e seleção de híbridos de abacaxizeiro ornamental com ênfase em hastes sinuosas e frutos negros
Palavras-chave:
Ananas comosus, flor de corte, fruticultura ornamental, floricultura.Resumo
A fruticultura ornamental tem grande potencial na geração de produtos inovadores para o segmento de floricultura, e o abacaxi ornamental vem se consolidando nesse segmento. Objetivou-se caracterizar e selecionar novos híbridos de abacaxizeiro ornamental para uso como flor de corte, com ênfase na sinuosidade da haste e na coloração quase negra dos frutos. Foram aplicados 23 descritores morfológicos em 26 híbridos provenientes de seis progênies, envolvendo diferentes variedades botânicas. Os descritores morfológicos utilizados foram publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a proteção de cultivares. Os 26 híbridos avaliados se enquadraram em diferentes categorias de uso: 5 para corte, 11 para vaso, 6 para minifrutos, 6 para folhagem e 26 para paisagismo. Um híbrido com hastes sinuosas para uso como flor de corte e 12 híbridos com frutos quase negros para uso ornamental foram selecionados como novidade para o mercado de flores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-07-2017
Como Citar
LIMA, O. S.; SOUZA, E. H. de; DIAS, L. E. da C.; SOUZA, C. P. F.; SOUZA, F. V. D. Caracterização e seleção de híbridos de abacaxizeiro ornamental com ênfase em hastes sinuosas e frutos negros. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 237–245, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/46163. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.