Desempenho de arroz irrigado por inundação afetado por palha residual de arroz
Palavras-chave:
Oryza sativa, sistema plantio direto, resíduos culturais.Resumo
O arroz é uma cultura de importância econômica e alimentar que atinge elevada produtividade em cultivos irrigados por inundação. No entanto, a quantidade de palha residual do cultivo anterior pode influenciar no seu crescimento e produtividade. Objetivou-se avaliar o desempenho de arroz irrigado por inundação, em casa-de-vegetação, afetado por palha residual de arroz. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 4 x 2, com quatro repetições. Foram combinadas cinco quantidades de palha (0 t ha-1, 5 t ha-1, 10 t ha-1, 20 t ha-1 e 40 t ha-1), quatro épocas de aplicação (3, 2, 1 e 0 meses antes da semeadura) e duas formas de adição da palha (superficial e incorporada ao solo). O número de panículas e a massa seca da parte aérea não aumentam quando a palha residual permanece na superfície do solo, porém, são 20 % e 14 % superiores, respectivamente, na média das quantidades de palha, quando a palha é incorporada ao solo no dia da semeadura, em comparação com a incorporação três meses antes. A adição de palha residual de arroz, superficial ou incorporada ao solo, promoveu maior produção de massa de grãos de arroz irrigado, em relação à ausência de palha. Na dose de 40 t ha-1 de palha de arroz residual, adicionada aos três meses antes da semeadura, ocorreu maior produção de massa de grãos de arroz, em relação às quantidades inferiores de palha.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-07-2017
Como Citar
BEUTLER, A. N.; FERREIRA, M. M.; ZAMBELI, M.; FULANETI, F. S.; GALON, L. Desempenho de arroz irrigado por inundação afetado por palha residual de arroz. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 246–252, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/46078. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.