A CULTURA DO ARROZ EM SISTEMA DE VAZANTE NA BAIXADA MARANHENSE, PERIFERIA DO SUDESTE DA AMAZÔNIA

Autores

  • Marcelino Silva Farias Filho Universidade Estadual do Maranhão
  • Altamiro Souza de Lima Ferraz Júnior Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Arroz, Maranhão, agricultura familiar, agricultura de vazante

Resumo

A produção agrícola do Maranhão advém, em grande parte, da agricultura familiar, no tradicional sistema de corte e queima. Entretanto, outros sistemas agrícolas menos agressivos ao ambiente figuram no Estado, como mantenedores da produção de alimentos. Dentre eles, a agricultura de vazante, desenvolvida na Baixada Maranhense, assume posição de destaque. A pesquisa caracterizou e avaliou esse sistema de produção. Foram realizadas observações de campo, nas diversas localidades pertencentes ao Assentamento Diamante Negro/Jutaí, cujo território abrange áreas dos municípios de Monção e Igarapé do Meio, na Baixada Maranhense. A avaliação do sistema, sob a ótica do agricultor, foi realizada com base na aplicação de questionários a 14 agricultores e observações in loco. A avaliação do sistema, do ponto de vista da Agroecologia, foi feita a partir de experimentação participativa, com quinze agricultores das comunidades analisadas. As principais perdas observadas na cultura do arroz estão relacionadas com o estresse hídrico das plantas e com o ataque de roedores (Arvicola sapidus). A produtividade e o rendimento de engenho dos genótipos inseridos não diferiram estatisticamente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Arroz; Maranhão; agricultura familiar; agricultura de vazante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino Silva Farias Filho, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Agroecologia e Licenciado em Geografia pela UniversidadeEstadual do Maranhão e Licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão

Altamiro Souza de Lima Ferraz Júnior, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1990), mestre em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutor em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão onde integra o quadro de docentes permanentes do curso de Mestrado em Agroecologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais, uso de resíduos industriais na agricultura, matéria orgânica, eficiência de uso de nutrientes.

Downloads

Publicado

15-05-2009

Como Citar

FARIAS FILHO, M. S.; FERRAZ JÚNIOR, A. S. de L. A CULTURA DO ARROZ EM SISTEMA DE VAZANTE NA BAIXADA MARANHENSE, PERIFERIA DO SUDESTE DA AMAZÔNIA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 82–91, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4597. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico