Desempenho agronômico de cultivares de soja em sistema agroflorestal
Palavras-chave:
Glycine max L. Merril, Eucalyptus grandis Hill ex. Maiden, qualidade de grãos.Resumo
O consórcio de espécies florestais e agrícolas pode contribuir para a intensificação sustentável dos sistemas de produção. Objetivou-se avaliar os componentes de rendimento, a produtividade e a qualidade de grãos de cultivares de soja, em sistema agroflorestal com Eucalyptus grandis. O delineamento utilizado foi o de blocos completos casualizados, em parcelas subdivididas, com três repetições. Nas parcelas, foram alocadas quatro cultivares de soja (BRS 359 RR, BRS 360 RR, BMX Potência RR e NA 5909 RR) e, nas subparcelas, cinco posições entre os renques de E. grandis (espaçados em 28 m - próximo às árvores nas posições leste e oeste, posição intermediária nos lados leste e oeste e no centro do entre renque). Os componentes de rendimento e a produtividade de grãos de soja apresentam redução acentuada quando cultivadas mais próximas dos renques de E. grandis, entretanto, os teores de óleo e proteína nos grãos não são alterados pela posição entre renques, independentemente da cultivar. Dentre as cultivares avaliadas, NA 5909 RR apresenta o melhor desempenho agronômico em sistema agroflorestal com eucalipto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-09-2017
Como Citar
WERNER, F.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; FRANCHINI, J. C.; FERREIRA, A. S.; AGUIAR E SILVA, M. A. de. Desempenho agronômico de cultivares de soja em sistema agroflorestal. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 279–285, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/45937. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.