Efeito da adubação na maturação fisiológica de sementes de gergelim
Palavras-chave:
Sesamum indicus L., nutrição vegetal, época de colheita, maturidade fisiológica.Resumo
A época de fertilização e colheita podem influenciar no processo de formação, maturação e qualidade fisiológica das sementes. Objetivou-se avaliar o efeito da adubação na maturação fisiológica de sementes de gergelim. As seguintes variáveis foram avaliadas: coloração dos frutos, massa seca e teor de água de frutos e sementes, germinação, primeira contagem de germinação, velocidade de germinação, emergência e velocidade de emergência. Para o teor de água e massa seca, não houve efeito significativo da adubação na maturação dos frutos. No entanto, ocorreu significância nessas variáveis para as sementes. O período de colheita promoveu efeito significativo no teor de água e massa seca de frutos e sementes. Para as variáveis que avaliaram a viabilidade e o vigor das sementes, a adubação e a época de colheita influenciaram na maturação fisiológica. A maturidade fisiológica das sementes de gergelim, cujas plantas foram produzidas com e sem adubação, foi alcançada entre 52 e 54 dias após a antese, quando os frutos foram classificados com coloração amarela-esverdeada 7.5 Y 8/6 e amarela a amarela-vermelha 10.R 4/6.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-07-2017
Como Citar
FERREIRA, E. I.; PEREIRA, M. D.; MACEDO, A. R. de; SOARES, E. R. Efeito da adubação na maturação fisiológica de sementes de gergelim. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 202–210, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/45715. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.