Atributos químicos do solo e nutrientes em milho adubado com composto de lixo urbano

Autores

  • José Ricardo Mantovani Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas/Docente da Faculdade de Agronomia
  • Fernando Spadon Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

Adubação orgânica, fertilidade do solo, metais pesados.

Resumo

O composto de lixo urbano tem potencial de uso na agricultura como fertilizante orgânico, mas estudos em condições de campo são necessários para a definição das doses recomendadas para as culturas. Objetivou-se avaliar o efeito da adubação com composto de lixo urbano nos atributos químicos do solo, produtividade, teores de nutrientes e de metais pesados, nas folhas e grãos de milho. O experimento foi realizado a campo, empregando-se delineamento experimental em blocos ao acaso, com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por seis doses de composto de lixo urbano (0 Mg ha-1, 5 Mg ha-1, 10 Mg ha-1, 20 Mg ha-1, 30 Mg ha-1 e 40 Mg ha-1), aplicadas no sulco de semeadura, além de um tratamento adicional, com adubação mineral NPK e sem adubação com composto de lixo. A aplicação de até 40 Mg ha-1 de composto de lixo urbano melhora as condições de fertilidade do solo. A adubação com composto de lixo urbano aumenta a produtividade de grãos e os teores de N, P e K no tecido foliar e nos grãos de milho, sem provocar contaminação da planta com metais pesados. A aplicação de 30 Mg ha-1 de composto de lixo urbano pode substituir a adubação mineral, em cultivo de milho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Mantovani, Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas/Docente da Faculdade de Agronomia

Engenheiro Agrônomo formado pela Unesp de Jaboticabal, Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela mesma Universidade

Fernando Spadon, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Engenheiro Agrônomo Pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Mestrado Profissional pela Universidade José do Rosário Vellano.

Docente do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Minas Gerais

Downloads

Publicado

12-07-2017

Como Citar

MANTOVANI, J. R.; SPADON, F. Atributos químicos do solo e nutrientes em milho adubado com composto de lixo urbano. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 186–194, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/45475. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico