Qualidade de sementes de acessos de feijão sob sistemas de cultivo orgânico e convencional
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris L., agrobiodiversidade, vigor de sementes, viabilidade de sementes.Resumo
A agrobiodiversidade é indispensável para a produção de alimentos de forma sustentável, e o conhecimento das características potenciais das sementes de acessos crioulos pode auxiliar na retomada, por parte dos agricultores, do hábito de conservação de suas sementes. Objetivou-se categorizar os acessos crioulos e comerciais de feijão (Phaseolus vulgaris L.) pelas características da qualidade fisiológica (viabilidade e vigor) de sementes produzidas em campo, em duas safras agrícolas, sob cultivos orgânico e convencional. Foram avaliados o percentual de germinação, emergência a campo, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado, teste de frio e comprimento de plântulas. Os acessos crioulos de feijão apresentam diversidade na qualidade fisiológica das sementes, pelas suas características de viabilidade e vigor. Não foram observadas diferenças entre os sistemas de produção, na qualidade fisiológica das sementes produzidas. A categorização dos acessos crioulos de feijão permite indicar quais deles possuem qualidade fisiológica superior das sementes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-06-2017
Como Citar
GINDRI, D. M.; COELHO, C. M. M.; SOUZA, C. A.; HEBERLE, I.; PREZZI, H. A. Qualidade de sementes de acessos de feijão sob sistemas de cultivo orgânico e convencional. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 152–160, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/45189. Acesso em: 7 out. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.