SEGURANÇA ALIMENTAR DO QUEIJO MINAS ARTESANAL DO SERRO, MINAS GERAIS, EM FUNÇÃO DA ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
Palavras-chave:
Queijo Minas Artesanal, Staphylococcus aureus, Escherichia coliResumo
A ausência das Boas Práticas, no processamento do Queijo Minas Artesanal do Serro, expõe o mesmo a muitas fontes de contaminação e compromete sua qualidade, podendo afetar a saúde do consumidor. Buscando identificar os principais pontos de contaminação do processo de obtenção do leite, fabricação do queijo e suas correlações com a contaminação microbiológica, foi aplicado um questionário estruturado e coletadas amostras de queijos, para pesquisa de coliformes 30ºC, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e mesófilos aeróbios. Os pontos identificados, que apresentaram relação com as análises microbiológicas dos queijos, foram: insalubridade das queijarias, presença de animais domésticos e higiene dos manipuladores. É fundamental o treinamento dos produtores, para a adoção das medidas corretivas e preventivas, com o objetivo de minimizar ou evitar a contaminação do Queijo Minas Artesanal.
PALAVRAS-CHAVE: Queijo Minas Artesanal; Staphylococcus aureus; Escherichia coli.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.