Desenvolvimento inicial e produtividade em cana-de-açúcar a partir de diferentes propágulos

Autores

  • Jorge Baracat Neto
  • Fábio Vale Scarpare Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Universidade de São Paulo (USP), Av. Centenário, 303, CEP 13416-000 Piracicaba, SP, Brasil. Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, CEP 13083-860 Campinas, SP, Brasil
  • Raphael Branco de Araújo
  • João Alexio Scarpare-Filho

Palavras-chave:

Tamanho do propágulo, posição de gemas, brotação, perfilhamento.

Resumo

O uso de pequenas seções de propágulos de cana-de-açúcar para o plantio gera novos desafios, devido ao uso de diferentes partes do colmo, pois cada uma contém concentrações de reservas e balanços hormonais diferentes. Objetivou-se avaliar a influência de tipos de propágulos utilizados para o plantio de cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido a campo, em blocos casualizados, utilizando-se arranjo fatorial 3 x 3 (propágulos com 2, 3 e 4 gemas provenientes do ápice, do meio e da base dos colmos), com três repetições. A posição original (apical e central) e o número de gemas dos propágulos (2 e 3 gemas) influenciaram no desenvolvimento inicial das plantas e, consequentemente, na sua produtividade. A interação entre os dois fatores mostrou que, à medida que o número de gemas dos propágulos diminui, sua posição desempenha papel importante na brotação. Dessa forma, quando propágulos menores são utilizados para o estabelecimento de canaviais, a posição original da gema no propágulo deve ser considerada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-09-2017

Como Citar

BARACAT NETO, J.; SCARPARE, F. V.; ARAÚJO, R. B. de; SCARPARE-FILHO, J. A. Desenvolvimento inicial e produtividade em cana-de-açúcar a partir de diferentes propágulos. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 273–278, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/44472. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico