COMPORTAMENTO DA BASE E ANÁLISE DO RISCO DE BASE NA COMERCIALIZAÇÃO DO BOI GORDO NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL

Autores

  • Odilon José de Oliveira Neto Universidade Federal de Uberlândia (Faculdade de Ciências Integradas do Pontal)
  • André Grossi Machado Universidade Federal de Goias - UFG / Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN
  • Reginaldo Santana Figueiredo Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Risco de base, comercialização, boi gordo, Estado de Goiás

Resumo

O trabalho teve por objetivo mensurar e analisar os valores da base e do risco de base da arroba do boi gordo, para o Estado de Goiás. Utilizou-se, no estudo, a série de preços da arroba do boi gordo para o Estado de Goiás, obtida junto à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), e a série de preços futuros na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), obtida junto ao Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo. A mensuração da base e do risco de base permitiu analisar o comportamento dos preços da arroba do boi gordo, à vista, para o Estado de Goiás, e os preços futuros da commodity, na BM&F. Notou-se uma significativa diferença entre esses, durante o período pesquisado. Essa diferença de preços é mais evidente entre os meses de dezembro e maio, período definido como safra. Entretanto, no período de entressafra, que vai de junho a novembro, os preços apresentam uma maior proximidade. Concluiu-se que os parâmetros estatísticos utilizados são essenciais para as tomadas de decisão, por parte dos produtores, na comercialização do boi gordo, no Estado de Goiás.

PALAVRAS-CHAVES: Risco de base; comercialização; boi gordo; Estado de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odilon José de Oliveira Neto, Universidade Federal de Uberlândia (Faculdade de Ciências Integradas do Pontal)

Professor de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências Integradas do Pontal). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás – UFG; e Especialista em Gestão de Derivativos: Mercado Futuro e de Opções pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. (professorodilon@yahoo.com.br)

André Grossi Machado, Universidade Federal de Goias - UFG / Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN

Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás – UFG; Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa - UFV e Professor do Curso de Administração da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. (agrossim@yahoo.com.br)

Reginaldo Santana Figueiredo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Phd. em Modelagem e Simulação pela Universidade do Texas (Texas A&M); Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio (Mestrado) da Universidade Federal de Goiás – UFG. (santanarf@uol.com.br).

Downloads

Publicado

14-09-2009

Como Citar

OLIVEIRA NETO, O. J. de; MACHADO, A. G.; FIGUEIREDO, R. S. COMPORTAMENTO DA BASE E ANÁLISE DO RISCO DE BASE NA COMERCIALIZAÇÃO DO BOI GORDO NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 207–217, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4422. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico