Características agronômicas e qualitativas de feijoeiro em razão da palhada e adubação nitrogenada
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Urochloa ruziziensis, Zea mays, sistema plantio direto.Resumo
O sistema plantio direto pode alterar a dinâmica do nitrogênio no solo, sendo necessária a adequação da adubação no feijoeiro, para disponibilizar esse elemento nos períodos críticos de necessidade da cultura. Objetivou-se avaliar as características agronômicas e qualitativas de feijoeiro cultivado sobre diferentes tipos de palhadas, em função do parcelamento da adubação nitrogenada em cobertura. Utilizou-se delineamento de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por 3 tipos de palhada (milho, milho consorciado com braquiária e braquiária), enquanto as subparcelas foram compostas pela combinação de palhadas com 8 arranjos de parcelamento de nitrogênio em cobertura. O feijoeiro sobre palhada de braquiária apresenta maior produtividade de grãos e maior teor de proteína bruta. O parcelamento da adubação nitrogenada em cobertura apresenta interação com o tipo de palhada, aumentando o número de vagens por planta. No feijoeiro sobre palhada de milho solteiro, o tempo para a máxima hidratação dos grãos é menor. O parcelamento da adubação nitrogenada em cobertura não influencia os atributos qualitativos do feijoeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18-07-2017
Como Citar
FLÔRES, J. de A.; AMARAL, C. B. do; PINTO, C. C.; MINGOTTE, F. L. C.; LEMOS, L. B. Características agronômicas e qualitativas de feijoeiro em razão da palhada e adubação nitrogenada. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 195–201, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/43979. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.