Caracterização agromorfológica e avaliação de divergência genética em genótipos de feijão-vagem arbustivo

Autores

  • Daniela da Costa Vaz Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Nova Mutum. Avenida Arapongas, 1384N - Centro – CEP: 267 - CEP: 78450-000 Nova Mutum - MT.
  • Odilon Peixoto de Morais Júnior Universidade Federal de Goiás
  • Nei Peixoto Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ipameri.

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, produtividade e aspecto de vagens comerciáveis, variabilidade genética.

Resumo

A caracterização e a identificação de genitores geneticamente divergentes para cruzamentos são tarefas importantes em programas de melhoramento de feijão-vagem, para maior disponibilidade de cultivares aos produtores. Objetivou-se caracterizar genótipos de feijão-vagem arbustivo de diferentes países de origem; avaliar a divergência genética entre os genótipos e a extensão da variabilidade genética, em relação a 12 caracteres agro-morfológicos; e determinar a importância relativa desses caracteres para a divergência genética. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos completos ao acaso, com 29 genótipos e quatro repetições. Para a análise de diversidade genética, foram empregados os métodos de otimização de Tocher e UPGMA, com base em distância generalizada de Mahalanobis, e o método de variáveis canônicas. Os genótipos apresentaram ampla variabilidade genética para os caracteres avaliados, principalmente para peso de 100 sementes, aspecto e rendimento de vagens comerciáveis, altura da planta na colheita e peso das vagens. Alta divergência genética foi detectada entre os genótipos, nos quais o peso de 100 sementes e o aspecto de vagens comerciáveis foram os caracteres mais importantes para o agrupamento. Alguns genótipos possuem características desejáveis para estes e outros caracteres, tendo-se em conta as associações genéticas favoráveis entre os mesmos. Os genótipos de feijão-vagem de diferentes países de origem tenderam a se agrupar, indicando que germoplasma semelhante é compartilhado entre diferentes países, sugerindo, assim, uma forte troca transnacional de sementes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela da Costa Vaz, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Nova Mutum. Avenida Arapongas, 1384N - Centro – CEP: 267 - CEP: 78450-000 Nova Mutum - MT.

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Nova Mutum.  Avenida Arapongas, 1384N - Centro – CEP: 267 - CEP: 78450-000 Nova Mutum - MT.

Odilon Peixoto de Morais Júnior, Universidade Federal de Goiás

Departamento de melhoramento de plantas

Nei Peixoto, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ipameri.

Professor, docente de nível superior, da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ipameri.

Downloads

Publicado

30-05-2017

Como Citar

VAZ, D. da C.; MORAIS JÚNIOR, O. P. de; PEIXOTO, N. Caracterização agromorfológica e avaliação de divergência genética em genótipos de feijão-vagem arbustivo. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 134–144, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/43525. Acesso em: 15 set. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico