Trichoderma nativo cultivado em grãos de aveia controla o tombamento e aumenta a altura da soja
Palavras-chave:
Rhizoctonia solani, Avena L., infestação do solo.Resumo
Trichoderma é um agente de controle biológico utilizado para melhorar a resistência a doenças, que também pode estimular o crescimento de plantas. Produtos comerciais com Trichoderma estão disponíveis em diversos países, mas a maioria baseia-se na suspensão de conídios. Objetivou-se avaliar a eficiência de populações nativas de Trichoderma coletadas de diferentes sistemas de produção e aplicadas ao solo por dois métodos: suspensão de conídios e grãos de aveia infestados. Avaliou-se a eficiência de populações de Trichoderma coletadas de lavoura convencional e sistemas agropastoril e agrossilvopastoril, em experimento de campo de longa duração. A eficiência foi avaliada por testes in vivo, analisando-se o controle de tombamento de soja causado por Rhizoctonia solani, a altura das plantas e a colonização do solo com o antagonista. Os testes in vitro de pareamento de culturas, compostos voláteis e não voláteis foram realizados para explicar o modo de ação das populações. Algumas populações de Trichoderma nativas foram tão eficientes quanto a obtida de produto comercial, em todos os testes. Com grãos de aveia infestados, Trichoderma spp. promoveu maior controle de tombamento, maior altura de plantas e mais unidades formadoras de colônias por grama de solo após três meses da aplicação, quando comparado com a suspensão de conídios. Populações nativas foram igualmente boas ou mesmo melhores do que a cepa comercial, e a utilização de um substrato que suporta o crescimento de Trichoderma foi mais eficiente do que a suspensão de conídios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-04-2017
Como Citar
ROESE, A. D.; VIDAL, G. S.; ZIELINSKI, E. C.; MAY DE MIO, L. L. Trichoderma nativo cultivado em grãos de aveia controla o tombamento e aumenta a altura da soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 102–109, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/42966. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.