Caracterização fisiológica e bioquímica de mangueira com a aplicação de paclobutrazol via irrigação
Palavras-chave:
Mangifera indica L., enzima redutase, indução floral.Resumo
A aplicação de paclobutrazol na indução floral de mangueira é acompanhada por alterações no balanço hormonal e na produção de carboidratos. Objetivou-se avaliar as variáveis fisiológicas e bioquímicas de mangueira cultivar Palmer, utilizando-se doses de paclobutrazol aplicadas via irrigação. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco doses de paclobutrazol (0,7 g; 1,0 g; 1,3 g; 1,6 g; e 1,9 g de i.a. por metro linear de copa) e um tratamento adicional, com uma dose na forma convencional de aplicação (1,9 g dei.a.por metro linear de copa), e quatro repetições. As variáveis analisadas foram: taxa de fotossíntese; condutância estomática; transpiração; temperatura foliar; razão CO2; teor de proteínas totais; açúcares redutores, não redutores e solúveis totais no tecido foliar e no fruto; e enzima redutase do nitrato. Os menores valores para taxa de fotossíntese e condutância estomática foram obtidos com a aplicação de paclobutrazol via irrigação. Os valores mais elevados de troca gasosa foram obtidos com as doses mais baixas de aplicação de paclobutrazol via irrigação, o que demonstra que esta aplicação é eficaz e que é possível reduzir a dosagem de aplicação por meio do sistema de irrigação. Os maiores teores de carboidrato no tecido foliar foram observados nas doses de 1,06 g e 1,09 g dei.a. por metro linear de copa, aplicados via irrigação. Os teores de carboidrato no fruto diminuíram em resposta à dose de paclobutrazol. As formas de aplicação e dose aplicada via irrigação não influenciaram na atividade de redutase do nitrato.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-01-2017
Como Citar
SOUZA, M. A. de; MÉSQUITA, A. C.; SIMÕES, W. L.; FERREIRA, K. M.; ARAUJO, E. F. J. Caracterização fisiológica e bioquímica de mangueira com a aplicação de paclobutrazol via irrigação. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 4, p. 442–449, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/42829. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.