Crescimento radicular e produção de cana-de-açúcar em função de doses crescentes de gesso
Palavras-chave:
Saccharum spp., gipsita, sistema radicular.Resumo
A cana-de-açúcar possui grande expressão no agronegócio brasileiro, entretanto, a má distribuição hídrica e a acidez do solo afetam diretamente sua produção no Nordeste do Brasil. O gesso proporciona melhorias nas propriedades físicas e químicas do solo, atenuando os efeitos da falta de água e acidez no ambiente edáfico. Objetivou-se determinar o efeito de doses de gesso no crescimento e produtividade da cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido a campo, utilizando-se delineamento em blocos ao acaso, no esquema fatorial 3 x 5, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de três variedades de cana-de-açúcar (RB011941, RB92579 e RB991536) com cinco doses de gesso (0 Mg ha-1; 2,5 Mg ha-1; 5,0 Mg ha-1; 10,0 Mg ha-1; e 20,0 Mg ha-1). A RB92579 apresentou maior produtividade de colmos (157,90 Mg ha-1) e de açúcar (24,10 Mg ha-1). O gesso não influenciou na produtividade da cana ou no crescimento das plantas, na fase de crescimento vegetativo. Já na fase de maturação, a área foliar diminuiu e o número de perfilhos aumentou, com o aumento das doses de gesso. A aplicação de gesso aumentou a quantidade de raízes ao longo do perfil do solo, com incremento da ordem de 1,10 g dm-³ na dose de maior eficiência técnica (12,5 Mg ha-1), porém, não influenciou na produtividade, talvez pelo efeito da alta pluviosidade durante todo o ciclo da cultura. Portanto, doses de gesso mais elevadas são recomendadas durante períodos de seca, beneficiando-se, assim, do aumento no sistema radicular proporcionado pela sua aplicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-04-2017
Como Citar
CLEMENTE, P. R. A.; BEZERRA, B. K. L.; SILVA, V. S. G. da; SANTOS, J. C. M. dos; ENDRES, L. Crescimento radicular e produção de cana-de-açúcar em função de doses crescentes de gesso. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 110–117, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/42563. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.