Crescimento radicular e produção de cana-de-açúcar em função de doses crescentes de gesso

Autores

  • Paulo Ricardo Aprígio Clemente
  • Breno Kennedy Lima Bezerra
  • Vinicius Santos Gomes da Silva
  • Jhulyanne Cristiny Marcelino dos Santos
  • Laurício Endres Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Saccharum spp., gipsita, sistema radicular.

Resumo

A cana-de-açúcar possui grande expressão no agronegócio brasileiro, entretanto, a má distribuição hídrica e a acidez do solo afetam diretamente sua produção no Nordeste do Brasil. O gesso proporciona melhorias nas propriedades físicas e químicas do solo, atenuando os efeitos da falta de água e acidez no ambiente edáfico. Objetivou-se determinar o efeito de doses de gesso no crescimento e produtividade da cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido a campo, utilizando-se delineamento em blocos ao acaso, no esquema fatorial 3 x 5, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de três variedades de cana-de-açúcar (RB011941, RB92579 e RB991536) com cinco doses de gesso (0 Mg ha-1; 2,5 Mg ha-1; 5,0 Mg ha-1; 10,0 Mg ha-1; e 20,0 Mg ha-1). A RB92579 apresentou maior produtividade de colmos (157,90 Mg ha-1) e de açúcar (24,10 Mg ha-1). O gesso não influenciou na produtividade da cana ou no crescimento das plantas, na fase de crescimento vegetativo. Já na fase de maturação, a área foliar diminuiu e o número de perfilhos aumentou, com o aumento das doses de gesso. A aplicação de gesso aumentou a quantidade de raízes ao longo do perfil do solo, com incremento da ordem de 1,10 g dm-³ na dose de maior eficiência técnica (12,5 Mg ha-1), porém, não influenciou na produtividade, talvez pelo efeito da alta pluviosidade durante todo o ciclo da cultura. Portanto, doses de gesso mais elevadas são recomendadas durante períodos de seca, beneficiando-se, assim, do aumento no sistema radicular proporcionado pela sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurício Endres, Universidade Federal de Alagoas

http://lattes.cnpq.br/5996213030952703

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Atua nos curso de graduação em Agronomia, Zootecnia, Ciências Florestais, Agroecologia e Energia da Biomassa e na pós-graduação em Produção Vegetal e Energia da Biomassa. Tem experiência na área de Ecofisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecofisiologia do estresse hídrico e salino de culturas anuais e perenes como cana-de-açúcar e pinhão manso (Jatropha curcas).

Downloads

Publicado

11-04-2017

Como Citar

CLEMENTE, P. R. A.; BEZERRA, B. K. L.; SILVA, V. S. G. da; SANTOS, J. C. M. dos; ENDRES, L. Crescimento radicular e produção de cana-de-açúcar em função de doses crescentes de gesso. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 110–117, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/42563. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico