Índices DRIS em três fases fenológicas da cultura da cenoura
Palavras-chave:
Daucus carota L., diagnose antecipada, limitação nutricional.Resumo
A cenoura está entre as principais olerícolas consumidas no Brasil, onde as cultivares utilizadas atualmente apresentam elevado potencial produtivo e demanda nutricional, o que exige constantes ajustes dos programas de fertilização da cultura. Objetivou-se determinar valores de referência e índices diagnósticos pelo método DRIS para três fases fenológicas da cultura da cenoura (cerca de 40 e 70 dias após a semeadura e na colheita), bem como verificar a possibilidade de diagnose precoce de limitação nutricional. Para determinação das normas DRIS, obteve-se um banco de dados a partir da amostragem de folhas, produtividade de raízes e teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Mn e Zn, em lavouras comerciais de cenoura. A ordem de limitação nutricional foi gerada em função do potencial de resposta à adubação e da faixa ótima dos teores foliares. Os valores referência de K, Ca, Mg, S e Mn mostraram-se semelhantes em todas épocas de amostragem. Os de N, P, B, Cu e Zn variaram, reforçando a ideia de padronização da época de amostragem para esses nutrientes. O Mn, K e Mg foram os nutrientes mais limitantes por deficiência, enquanto Zn e B foram os menos limitantes. Para K, Ca, Mg, S e Mn, há concordância entre a diagnose realizada nas fases precoces e a efetuada na colheita, o que indica possibilidade de diagnose precoce da limitação desses nutrientes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-03-2017
Como Citar
GONÇALVES, F. A. R.; DE AQUINO, L. A.; DEZORDI, L. R.; CLEMENTE, J. M.; NOVAIS, R. F. Índices DRIS em três fases fenológicas da cultura da cenoura. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 31–40, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/42449. Acesso em: 7 set. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.