Clorofilômetro portátil pode estimar o índice de suficiência de nitrogênio e os níveis de nitrogênio em cobertura em feijoeiro
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, adubação nitrogenada, SPAD-502.Resumo
O índice de suficiência de nitrogênio (ISN) obtido com o uso de clorofilômetro portátil é uma alternativa prática para avaliar o nível de N em plantas. Objetivou-se determinar o valor adequado do ISN em folhas de feijoeiro comum, para definição da necessidade e quantidade de N a ser aplicado em cobertura, utilizando-se o clorofilômetro portátil Minolta SPAD-502. Foram conduzidos três experimentos de campo, em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Doses de N foram aplicadas em cobertura e comparadas com um tratamento no qual foi aplicada alta dose de N, para ser utilizado como referência no cálculo do ISN, cujo valor foi de 95 %. Com base nos resultados obtidos com o clorofilômetro e o ISN, para cada 0,1 ponto percentual de aumento no ISN para se atingir o nível adequado (95 %), deve-se aplicar 1,1-1,5 kg ha-1 de N em cobertura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.