GELÉIA DE GABIROBA: AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS

Autores

  • Jullyana Borges de Freitas UFG
  • Thalita Lin Netto Cândido Prefeitura Municipal de São Geraldo do Araguaia
  • Mara Reis Silva UFG

Palavras-chave:

Gabiroba, geléia, análise sensorial, análises físico-químicas

Resumo

A gabiroba é um fruto nativo do Cerrado brasileiro, com alta produtividade e boa aceitação pela população local. Este trabalho teve por objetivo avaliar as características físicas e químicas da geléia de gabiroba, consideradas aceitas na análise sensorial, durante 180 dias de armazenamento. As geléias foram formuladas com as seguintes proporções de polpa de gabiroba: açúcar 50 : 50, mínimo de 65% de sólidos solúveis, 0,5% de pectina e teores crescentes de ácido cítrico (0-1,5%). As geléias com aceitáveis atributos sensoriais e bom nível de intenção de compra foram armazenadas a temperatura ambiente e avaliadas quanto às características físicas e químicas (umidade, pH, acidez titulável e sólidos solúveis), mensalmente, até 180 dias de armazenamento. As geléias com 1,0% e 1,5% de ácido cítrico foram consideradas aceitas (escores maiores ou iguais a 6,0), quanto às características sensoriais de sabor, aroma, textura (aceitação global) e aparência. Os teores de sólidos solúveis e acidez titulável aumentaram e o pH reduziu com o tempo de armazenamento. Geléias de gabiroba com características químicas adequadas e boa aceitabilidade podem ser elaboradas com 0,5% de pectina e adição de 1,0% e 1,5% de ácido cítrico.

PALAVRAS-CHAVE: Gabiroba; geléia; análise sensorial; análises físico-químicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jullyana Borges de Freitas, UFG

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás (UFG). Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Thalita Lin Netto Cândido, Prefeitura Municipal de São Geraldo do Araguaia

Prefeitura Municipal de São Geraldo do Araguaia - Pará. Av. Vereador Antônio Nonato Pedrosa, s/n Setor Alto Bec CEP 68570-000. E-mail: thalitalin@gmail.com.

Mara Reis Silva, UFG

aculdade de Nutrição/ UFG, Cx. postal 131, CEP 74.605-080 Goiânia, GO. E-mail: marareis@fanut.ufg.br

Downloads

Publicado

01-07-2008

Como Citar

FREITAS, J. B. de; CÂNDIDO, T. L. N.; SILVA, M. R. GELÉIA DE GABIROBA: AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 87–94, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4172. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico