QUALIDADE DA CAMADA SUPERFICIAL DE SOLO SOB MATA, PASTAGENS E ÁREAS CULTIVADAS

Autores

  • Adriano Jakelaitis UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA
  • Antonio Alberto da Silva UFV
  • José Barbosa dos Santos UFVJM
  • Rafael Vivian USP

Palavras-chave:

Integração lavoura-pecuária, plantio direto, milho, soja, sustentabilidade.

Resumo

Nesta pesquisa objetivou-se quantificar características físicas, químicas e biológicas, bem como a qualidade de um Argissolo vermelho-amarelo com vegetação natural e cultivado com pastagens e culturas. Foram coletadas amostras de solo, na profundidade de 0 a 10 cm, nos seguintes ambientes: mata nativa (I); pastagem de Brachiaria brizantha, formada pelo consórcio com milho (II); pastagem de B. brizantha com dez anos de uso (III); área cultivada com milho em plantio direto (IV); e área de pastagem de B. brizantha, formada após o cultivo de soja em plantio direto (V). As seguintes características foram avaliadas: físicas (densidade do solo, porosidade total, diâmetro médio geométrico de agregados, umidade gravimétrica, textura, capacidade de retenção de água e o grau de floculação); químicas (pH em água, P e K disponíveis, P-remanescente, Ca, Mg e Al, H+Al, carbono orgânico, soma e saturação por bases, CTC, Zn e Cu); e microbiológicas (carbono da biomassa microbiana, respiração basal, quociente microbiano e metabólico e atividade das enzimas fosfatases ácida e alcalina e ?-glicosidade). Comparado ao sistema de referência (I), o ordenamento dos ambientes para a qualidade de solo foi V, II, IV e III, sendo a pastagem exclusiva o ambiente de pior qualidade. Logo, onde houve interação entre agricultura e cultivo forrageiro, a qualidade do ambiente edáfico foi superior ao de monocultivo, quer seja com milho ou pastagem exclusiva. E, conforme o manejo, essa qualidade pode se aproximar do ambiente de referência.

PALAVRAS-CHAVE: Integração lavoura-pecuária; plantio direto; milho; soja; sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Jakelaitis, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA

Departamento de Agronomia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Av. Norte-Sul, 7300, Bairro Nova Morada,
Rolim de Moura, RO, CEP 78987-000. E-mail: ajakelaitis@unir.br; ajakelaitis@yahoo.com.br.

Antonio Alberto da Silva, UFV

3. Departamento de Fitotecnia, UFV. Viçosa, MG, CEP 36570-000. E-mails: aasilva@ufv.br

José Barbosa dos Santos, UFVJM

Faculdade de Ciências Agrárias, Univ. Fed. dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). E-mail: jbarbosasantos@yahoo.com.br.

Rafael Vivian, USP

Departamento de Agricultura, Campus Luiz de Queiroz (USP), Piracicaba, SP, CEP 13419-220. E-mail: agrovivian@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

01-07-2008

Como Citar

JAKELAITIS, A.; SILVA, A. A. da; SANTOS, J. B. dos; VIVIAN, R. QUALIDADE DA CAMADA SUPERFICIAL DE SOLO SOB MATA, PASTAGENS E ÁREAS CULTIVADAS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 118–127, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/4171. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico