Patogenicidade e agressividade de isolados de Colletotrichum gloeosporioides em pimenta ornamental
Palavras-chave:
Capsicum frutescens, fungos fitopatogênicos, antracnose.Resumo
A antracnose é uma doença causada por fungos do gênero Colletotrichum que afeta inúmeras culturas, inclusive plantas ornamentais. Objetivou-se avaliar a patogenicidade e agressividade de isolados de Colletotrichum gloeosporioides Penz. (Sacc.) Cg1 (mamoeiro), Cg2 (goiabeira) e Cg3 (mangueira), nas variedades de pimentas ornamentais Stromboli, Etna e Pirâmide, em duas épocas do ano (julho/agosto e novembro/dezembro de 2013). Avaliou-se a patogenicidade dos fungos e a severidade dos sintomas nas plantas utilizando-se uma escala de notas. Os três isolados de C. gloeosporioides foram patogênicos às três variedades de pimenta ornamental avaliadas, apresentando níveis diferenciados de agressividade entre as variedades. Houve influência das condições ambientais na agressividade dos isolados, sendo que a maior severidade foi obtida na segunda época de condução do experimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-10-2016
Como Citar
ARAÚJO, N. A. F.; VIEIRA, J. D. M.; MOURA, M. da R.; PESSOA, W. R. L. S.; BARGUIL, B. M. Patogenicidade e agressividade de isolados de Colletotrichum gloeosporioides em pimenta ornamental. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 321–326, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/41483. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.